Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Poematura


Nos livros
sagas
poesias
em mim a reflexão
Áh! voei com a “Utopia..”.
em minha imaginação
Fui “Antônio Conselheiro”
Fui “Zumbi”
Fui “Damião”
toquei “Tambores em São Luis”
com “Bugres do Chapadão”
e fui em “Pedra Bonita”
um “Caçador de Tatú”
e duma vez matei “Quinze”
pra “ Casa Grande e Senzala”
quando em “Vila dos Confins”
namorei uma “Moreninha”
prometendo que a faria “Senhora”
mas veio “O Tempo e o Vento”
“Raízes” apodreciam no chão
Pois não havia um “Apanhador de Sonhos
no Campo de Centeio” por todo “O Continente”
lutando pelo “Tronco do Ipê “
vi um certo “Capitão Rodrigo”
pedi conselhos a “Til ( O Sertanejo )”
se eu devia ir para “Luanda,Beira ou Bahia”
mas desconfiei do seu “Sorriso do Lagarto”
e dei no pé com “Rosinha em Minha Canoa”
pelo “Arquipélago” “Martim Cererê”
chegando em “Tendas dos Milagres”
entreguei ao “Mulato” um recado
pra “Maria Bonita e Lampião”
não irem ao “Cais da Sagração”
pois havia lá uma “Tocaia Grande”
montada naquele “Cortiço”
que fossem para “Terras do Sem Fim”
que em Ilhéus “Quincas Berro Dàgua” esperava
sem medo da morte e a morte
Mas que não demorassem muito
pois “Teresa Batista” estava “Cansada
de Guerra do Fim do Mundo”
conheci “Luzia homem”
com ela trilhei “Grande Sertão; Veredas”
em busca do “Riacho Doce”
que ouvimos falar que havia em “Canaã”
nessas “Léguas de Promissão”
encontramos “Tieta do Agreste”
que em noites de “Angústia”
orava a “São Bernardo” por seu “Moleque Ricardo”
na fogueira o “Fogo Morto”
e “Nas Cinzas das Horas”
as lembranças de “Dom Quixote de la Mancha”
com seus “Cem Anos de Solidão”
contara-me “As Mil e Uma Noites”
em que “Sherazade” em suas “Memórias do Cárcere”
contara sobre o “Simbad ( o marujo )”
“Aladin” e sua lâmpada mágica
quando ali babou e “Os Quarenta Ladrões”
pintaram o sete
mas “De Repente não Mais que de Repente”
vi “O Coronel e o Lobisomem”
por trás do “Meu pé de Laranja lima”
ai ! meu “Ninho de Mafegafe
cheio de Mafegafinhos”
“Que é isso companheiro?”
Peguei um trem pra “Pasárgada”
onde sou amigo do “Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda”
lá tem prostitutas bonitas para a gente namorar
não quero ter pensamentos..vontade de me matar
pois no tempo de eu criança vó Ana vinha contar
sobre “A Megera domada” do “Mercador de Veneza”
lá ganhei o título de “Dom Casmurro”
por dar “Uma Volta ao Mundo em 80 dias”
Na viagem vi “Cecí e Perí”
fugindo da “Guerra dos Mascates”
em seu “Navio Negreiro” sobre “Espumas Flutuantes”
e naquelas “Cidades Mortas”,as “Floradas nas Serras”
num “Traduzir-se” “Sem Vagas” indagava
“Por onde andou meu coração ?”
Quando “Os Corumbas” escaparam da “Morte e Vida Severina”
na “Terceira Feira” com destino a “Pedra do Sono”
com a ajuda de “Pedro Malasarte e Cancão de Fogo”
em seu “Pavão Misterioso”, Êita “Bagaceira” ! fiquei a imaginar
e mesmo com “O Triste fim de Policarpo Quaresma” no “Incidente em Antares”
Áh ! sua “Felicidade Clandestina”
e seus “Laços de Família”
“Zé Brasil”
“Pai João”
“Bertoleza”
“Luciano”
eram “O Clã dos Jabutis”
No “Sítio o Pica-pau amarelo”
esperavam eles que a “Água Mãe”
do poço do visconde
trouxesse “Pureza” para as “Vidas Secas” de “Caetés”
então os “Jecas-tatú” ouviriam “Canções”...
“Vaga Música” no nosso “Mar Absoluto “
de histórias e “Sonhos”...
Mas havia ainda “O Crime de Padre amaro”
no seu “Leito de folhas Verdes”
Com “O Primo Basílio”
procurei “Um Sargento de Milícias”
e lhe contei da sua “Inocência”
mas “Sargento Getúlio” não quis nem saber
disse que “O Imperador do Acre”
queria “O Nome da Rosa” que deu “O Sumiço da Santa”
“Serafim Ponte Grande” também interveio:
-Isso é coisa de “Macunaíma”
“O Bom Criolo” queria “Apenas um Lugar ao Sol”
apesar de sua “Alma Inquieta”
sempre foi de “Amizade Sincera”
com sua “Teologia do Cativeiro e da Libertação”
no “Cortiço” a sua “Igreja se Fez Povo”
mas no “Ateneu” os canalhas estavam reunidos
inclusive “Torquemada” e sua maldita inquisição
para “Os Miseráveis”
Tristonho vi que “A Noite Dissolve os Homens”
com seus ternos de vidro
“E Agora José ?”
É ! “Faz Escuro Mas eu Canto”
e por isso eu digo sim..”VIVA O POVO BRASILEIRO.”


Renildo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário